Miguel Barbosa é piloto profissional na área do desporto motorizado com participações nas modalidades de todo-o-terreno, velocidade e ralis.
Com mais de 20 anos de carreira é o único piloto português a ter conseguido conquistar oito títulos de Campeão Nacional de Todo-o-Terreno a que junta também dois títulos absolutos na Velocidade. Em 2016 estreou-se nos ralis onde alcançou uma vitória e mais de uma dezena de lugares de pódio.
Foi nos karts que Miguel Barbosa iniciou o seu percurso automobilístico, aos 15 anos de idade. Esta paixão progressiva fez com que o jovem despertasse para o automobilismo, tendo competido ainda na Fórmula Ford.
Em 1999 a modalidade de todo-o-terreno conquistou o jovem piloto. Participou em inúmeras provas e passados 3 anos profissionalizou-se tendo em 2001 conseguido alcançar o título de Vice-Campeão Nacional a par do Troféu Ibérico, conquistas que repetiu no ano seguinte a par do segundo lugar no Campeonato Europeu.
OITO VEZES CAMPEÃO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO
2003 consagrou Miguel Barbosa como o mais jovem Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, tendo alcançado novamente o segundo lugar no Campeonato Europeu e no Troféu Ibérico. Em 2004 teve um acidente que lhe custou a participação em algumas provas, privando-o assim de poder lutar pela renovação do título, o que viria a conseguir em 2005 e 2007. Regressa aos títulos em 2011 o que repete em 2012, 2013 e 2015. Depois da incursão nos ralis Miguel Barbosa regressa em 2020 ao todo-o-terreno obtendo o seu oitavo título.
ROOKIE DO ANO NO DAKAR
Com o Rally Dakar a arrancar de Lisboa Miguel Barbosa decide estrear-se na mítica competição em 2006 conquistando o Prémio de Melhor Piloto Estreante na prova sendo ainda o segundo melhor português em prova. Em 2007 ingressa novamente no Lisboa-Dakar. Voltou a disputar a prova rainha do TT mundial em 2010, desta feita, na América do Sul.
Viria a regressar à grande maratona de todo-o-terreno, 12 anos depois, acrescentando ao seu currículo uma quarta participação. Os três palcos do Rali Dakar – África, América do Sul e Arábia Saudita – fazem parte do seu percurso desportivo.
CAMPEÃO NA VELOCIDADE
Na estreia em 2011 aos comandos de carros da Categoria GT (GT3), Miguel Barbosa, fazendo equipa com José Pedro Fontes, alcança a vitória absoluta do Campeonato de Portugal de Circuitos / GT, arrecadando ainda a vitória na categoria GT3. Em 2012 sagra-se vice-campeão Nacional de GT e em 2014 regressa à velocidade onde conquista o Campeonato Nacional.
PÓDIO NOS RALIS
Em 2016 estreia-se na muito exigente disciplina de ralis. Sobe ao pódio no final das temporadas de 2016 e 2017. Conquista para o CPR uma vitória no Rali da Madeira e regista ao longo da sua passagem de 4 anos pelos ralis mais 9 subidas ao pódio nas provas do Campeonato de Portugal.