Miguel Barbosa foi selecionado para figurar entre os nomeados para Desportista do Ano na categoria Atleta Masculino nos prémios da Confederação de Desporto de Portugal que distinguem os atletas, treinadores e equipas que mais se destacaram no panorama desportivo nacional durante este ano de 2013.
A nomeação surge numa altura em que Miguel Barbosa já garantiu a revalidação do título nacional no campeonato de Todo-o-Terreno vencendo todas as provas em disputa, sendo este já o seu sexto título nacional. Já no campeonato nacional de GT, Miguel Barbosa terminou no terceiro lugar da classificação, já com todas as provas do calendário disputadas.
Miguel Barbosa está assim entre os primeiros 32 selecionados para virem a ser eleitos Desportista do Ano na categoria de Atleta Masculino, sendo que no final do mês este lote será reduzido para os cinco nomeados finais que serão votados pelo público e por um júri composto por personalidades presentes na gala da Confederação de Desporto de Portugal.
Os prémio da Confederação de Desporto de Portugal são entregues todos os anos nas categorias “Jovem Promessa”, “Atleta Feminino”, “Atleta Masculino”, “Equipa” e “Treinador”. A atribuição dos prémios é feita aos atletas, treinadores ou equipas que tenham evidenciado extraordinário desempenho desportivo na época/período de 2012/2013 (resultados de alto nível nacional e internacional e/ou impar evolução desportiva).
Como critérios adicionais de eleição são especialmente considerados os atletas que revelem possuir elevados dotes de carácter e forte personalidade, assumindo-se como exemplo para a sociedade e para os mais jovens, e ainda que evidencie ser um exemplo extremamente positivo na defesa dos princípios e valores do espírito desportivo.