Miguel Barbosa volta a conquistar o primeiro lugar do pódio na terceira jornada do Campeonato de Portugal de TT, a Baja Terras de Alcoutim, no Algarve. O pentacampeão nacional justifica o favoritismo e conclui a primeira metade do campeonato sem perder uma única jornada, posicionando-se na liderança da atual classificação geral.
O percurso seletivo da Baja comportou dois troços de 150 km com apenas uma paragem para assistência, cujo tempo também contou para a cronometragem final. Este trajeto foi conduzido pela primeira vez pela dupla Barbosa/Ramalho e foi concluido em 04h42m39s. O tempo total da BP Ultimate Vodafone Team foi de 04h53m16s, com uma vantagem final sobre Hélder Oliveira de 5m18s e sobre Pedro Grancha de 18m55s.
Para Miguel Barbosa “esta prova foi muito desgastante e estamos bastante cansados. No primeiro troço de 150 km mantivemos o ritmo adequado para ganhar tempo. Antes da zona de assistência ainda furámos mas conseguimos resolver rapidamente. O controlo mecânico foi bastante eficaz e saímos para o segundo troço com o carro a 100%. Nesta segunda parte, partimos com uma margem confortável mas tivemos de gerir muito bem o esforço físico. Estavam 42,5o, o que tornou esta prova numa das mais difíceis e exigentes que tenho feito nos últimos anos.”
Sobre a liderança do campeonato, o piloto afirma que “é muito cedo para fazer contas. É muito importante estarmos na liderança mas muita coisa pode acontecer, porque ainda faltam 50% das provas. Vamos manter a concentração e trabalhar prova a prova para alcançarmos o objetivo de sermos campeões.”
A quarta jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno realiza-se nos dias 7 e 8 de setembro, em Castelo Branco.
Classificação Final:
1º – Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer) – 4h53m16s
2º – Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro (BMW Serie 1 Proto) – 4h58m34s
3º – Pedro Grancha/Inês Ponte (BMW EVO X1) – 5h12m11s
4º – Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Mokka Proto) – 5h19m48s
5º – Edgar Condenso/Nuno Silva (Isuzu D-Max) – 5h26m17s