No regresso da dupla pluri-campeã Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, a equipa BP Ultimate Vodafone Team entrou com o pé direito na edição de 2012 da Baja 500 Portalegre. A formação venceu de forma inequívoca a Super Especial que marcou o arranque da mítica do Todo-o-Terreno nacional organizada pelo Automóvel Clube de Portugal e que há 25 anos a esta parte leva milhares de amantes da modalidade até à capital do Alto Alentejo.
Pois, seguindo sem desvios o objectivo que ele próprio havia traçado, Miguel Barbosa entrou ao ataque e foi o mais rápido a cumprir os cerca de 5,5 quilómetros desta Super Especial, terminando com uma vantagem de mais de cinco segundos para o seu mais directo rival.
Satisfeito, o piloto penta-Campeão de Portugal de Todo-o-Terreno revelava à chegada que “correu tudo bem. Não tivemos qualquer tipo de percalço. Mas isto foi apenas o aperitivo, a prova propriamente dita é amanhã… Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que ladeava a pista, o que prova, uma vez mais o impacto e a importância que tem este evento.”
A segunda e derradeira etapa da prova, que se prevê venha a ter lugar sob chuva intensa, arranca pelas 7h15 com um primeiro sector de 167 quilómetros. Depois da Assistência e do reagrupamento no Nerpor, está agendado para as 12h00 o arranque para o segundo Sector Selectivo, com 240 quilómetros.
Classificação na Super Especial (5,52 Kms):
1º BP Ultimate Vodafone Team – Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), 4m39s
2º Nuno matos/Filipe Serra (Opel), a 5,7s
3º Boris Gadasin/Alexey Kuzmich (G-Force), a 5,8s
4º Ricardo Porém/Manuel Porém (BMW), a 6,95s
5º Hélder Oliveira/José Marques (Nissan), a 14,1s