Embora o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno já esteja conquistado assegurado, e pela quinta vez, Miguel Barbosa vai querer fechar o ano com chave de ouro, coleccionando nova vitória na Baja Portalegre 500, a principal prova do calendário nacional e aquela que mais público movimenta. O agora Penta-Campeão Nacional de TT já venceu por três vezes no Alto Alentejo e o objectivo é repetir os resultados de 2002, 2003 e 2007.
O piloto do Bp Ultimate Vodafone Team chega a Portalegre embalado por quatro vitórias consecutivas em outras tantas provas realizadas no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno – Ervideira Rali TT, Rali TT Serras do Norte, Baja TT Oleiros-Proença e Baja TT Idanha-a-Nova – mas, sem dúvida, esta será a vitória mais desejada “é sempre uma honra correr em Portalegre. É uma prova única a vários níveis, mas que, acima de tudo apresenta um nível de exigência para pilotos e máquinas que não encontra paralelo em nenhuma das outras jornadas.”, explica o piloto.
A jornada do ACP Motorsport caracteriza-se por dois tipos de piso distintos, mais barrento a sul e mais arenoso a norte. A chuva prevista para os dias da corrida pode aumentar as dificuldades, mas o penta-campeão nacional confia totalmente no Racing Lancer para este desafio “Temos trabalhado arduamente numa época e que a estreia do novo motor (Diesel) nos trouxe dificuldades adicionais. A verdade é que o carro tem vindo progressivamente a ficar melhor e o processo de preparação para cada uma das provas tem corrido muito bem. Estou certo de que tenho reunidas todas as condições para lutar pela vitória, porém a Baja 500 Portalegre é conhecida pela sua imprevisibilidade e, assim, todos os cuidados são poucos”, continua Miguel Barbosa.
Por fim, estará de regresso ao banco do lado direito de Miguel Barbosa, o seu habitual navegador Miguel Ramalho, que este ano esteve ausente. “Quero agradecer ao Pedro Velosa todo a sua dedicação e competência que revelou ao longo da temporada, tendo sido fundamental na conquista do meu quinto título”, finalizou o lisboeta.
A Baja Portalegre 500 arranca na tarde de sexta-feira (2 de Novembro), com a passagem pela Super Especial de 5,5 km. No Sábado o dia começa bem cedo, com os pilotos a arrancarem para os primeiros 167 quilómetros às 07h15. Depois da Assistência e do reagrupamento no Nerpor, arrancam às 12 horas para o segundo Sector Selectivo, com 240 quilómetros, estando a chegada prevista para as 15h30.